Sala de Atendimento Telefônico 24h

O Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM) é um serviço do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV)/ Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que presta informações toxicológicas gratuitamente via telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, a
qualquer pessoa, seja profissional da saúde ou cidadão comum.

 

 

Equipe do CIT

Sua equipe é composta por farmacêuticos e acadêmicos da área da saúde (farmácia e medicina) capacitados para prestar informações e orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das intoxicações (envenenamentos), bem como sobre toxicologia das substâncias químicas e biológicas e os riscos que elas conferem à saúde.

 

O CIT/AM faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológicas (RENACIAT) e é membro da Associação Brasileira dos Centros de Informações Toxicológicas e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT, sendo 01 dos 34 centros distribuídos em 18 estados e Distrito Federal".

A partir dos dados provenientes dos atendimentos são elaorados relatórios estatísticos, possibilitando o diagnóstico da região quanto às intoxicações e planejamento de ações de prevenção e redução de intoxicações. Estes dados são enviados para o Sistema de Informações Tóxico-Farmacológicas (FIOCRUZ) e para o Sistema de Informações e Agravos de Notificações - SINAN, compondo a estatística oficial de intoxicações no país. Os dados são tambem enviados para o Sistema de Registro de Intoxicações dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica - DATATOX, gerando um banco de dados integrado, que não apenas permite avaliar a epidemiologia das intoxicações, como os resultados obtidos após os tratamentos recomendados e realizados.

Paralelo a este serviço de atendimento, o CIT coopera com a formação dos acadêmicos através do desenvolvimento de atividades científicas, como a produção de monografias e artigos científicos, tornando o atendimento mais eficiente e contribuindo para a divulgação da informação.

Através da promoção de cursos na área de Toxicologia, o CIT/AM viabiliza treinamento para Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Veterinários e demais profissionais da saúde da capital e interior do Estado do Amazonas.

Equipe do CITEquipe do CITEquipe do CIT






 

 

Coordenação: Farm. Amanda Mamed de Gusmão Lobo

Farmacêuticos: Alexandre Targino da Soledade e Joquebede Nery Chaves Monteiro

Atuais plantonistas:

Cíntia Araújo Pereira

Felipe de Siqueira Moreira Gil

Israel Santos de Oliveira

Marcella de Almeida Souza

Nayara Souza Lopes

Caio César Motta das Neves

Glauco Rocha e Silva

Joabe Monteiro da Silva Rodrigues

Patrícia Carvalho Machado Aguiar

Marjorie Araújo Monteiro

Thaís Regina Moreira Printes

Elias Gomes de SouzaNeto

Anna Paula Aquino de Araújo

Edirany dos Santos Villalaz

Luis Ronaldo de Souza Silva

Aline Agatha Lima de Oliveira

Iuri Matias Oliveira Schreiner

 

 

Para acessar o serviço, basta ligar (92) 3305-4702 ou 0800 722 6001 (ligação gratuita) a qualquer hora do dia ou da noite e um plantonista em toxicologia prestará o atendimento.

Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas © 2006 - Todos os direitos reservados
Avenida Apurinã, nº 4, Praça 14 de Janeiro CEP: 69020-170 - Manaus / AM - Fone (92)  3305-4702 ou 0800 722 6001 (ligação gratuita)